quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Reformas que aniquilam os trabalhadores do Brasil


Embora sejam votadas separadamente,as reformas trabalhistas e da Previdência tem tudo a ver uma com a outra. Ambas buscam sepultar duas conquistas sociais da Constituição de 1988- a proteção ao trabalhador e o direito a uma aposentadoria minimamente digna ,respectivamente.
As duas reformas têm também um efeito nefasto e comum, o empobrecimento dos trabalhadores,ao reduzir os ganhos de quem trabalha e dificultar o acesso á aposentadoria aos e aos benefícios sociais pagos atualmente a idosos e aos portadores de deficiência.  A desculpa do governo e de seus apoiadores para a reforma da Previdência já está suficientemente desmascarada - especialistas já demonstraram que o alegado déficit não existe. Já o motivo apontado para reformar as leis é outra conversa fiada . O objetivo não é gerar emprego , como os veículos de imprensa repetem paulatinamente , mas baratear o valor da mão de obra que já é tão escravizada em nosso país .
Tanto pobres quanto remediados serão duramente golpeados para sempre, não bastasse o dano individual aos trabalhadores e a suas famílias ,tais reformas também têm potencial para impactar fortemente a economia interna , por concentrarem ainda mais a renda e frearem o consumo. É como um ciclo que se retroalimenta ; se o trabalhador tem menos para pagar tem menos para gastar , as empresas produzem menos e o emprego cai ; se o emprego cai ; se o desemprego cresce , mais pessoas em busca de trabalho e os salários desabam , num espiral que não tem fim, tal como assistimos hoje.


País retrocederá a mais de trinta anos !

A constituição de 88 inovou e protegeu os mais pobres ao criar a Seguridade Social. Sob esse "guarda -chuva" foram abrigadas a Previdência, a Saúde e a Assistência Social.
A Seguridade Social administra um orçamento único, que deve servir ás três áreas .São bilhões de reais ,que pagam tranquilamente as despesas que o governo tem com cada uma delas. Ocorre ,porém, que há muito tempo as elites empresariais e parte significativa da classe política querem aniquilar os avanços sociais da Constituição de 88. Uma das maneiras de fazer isso é dizer que a Previdência Social Brasileira está quebrada- uma mentira . Ao fazer as contas , o governo não considera que ele próprio desvia 30% dos recursos da Previdência para outros gastos . E não cobra daqueles que devem a Previdência- a lista inclui grandes grupos de políticos, empresas ,como frigoríficos e bancos estatal e privado por exemplo.
Para onde vai este dinheiro ? Para os cofres de banqueiros e rentistas, que investem em títulos do governo, estimulados pelo juro alto e o retorno garantido.
Em 2015, de tudo o que o país tinha para gastar , 42,43%  foram consumidos com esses papéis- no mesmo período , a Previdência custou 22,69% do Orçamento Geral da União (OGU).
Você investe em títulos do governo? Provavelmente ,não. E o que a Reforma da Previdência pretende retirar ainda mais recursos da aposentadoria e da assistência social e drená-los para rolagem desses papéis. O efeito não será outro : menos pessoas passarão concentrar ainda mais dinheiro no Brasil. E a massa vai pagar a conta.

Mais uma vez vai sobrar para nós !...

Nenhum comentário: